Percepções acerca dos ritos institucionais
Home Research Details
Fabio Soares de Melo, Genival Fernandes de Freitas

Percepções acerca dos ritos institucionais

0.0 (0 ratings)

Introduction

Percepções acerca dos ritos institucionais. Estudo qualitativo sobre ritos institucionais na Academia Brasileira de História da Enfermagem. Revela como moldam identidade profissional, pertencimento e reconhecimento.

0
4 views

Abstract

Objetivos: compreender os significados atribuídos pelos membros da Academia Brasileira de História da Enfermagem aos Ritos Institucionais e como os ritos atuam na construção das identidades profissionais da enfermagem. Método: pesquisa qualitativa e exploratória sobre as identidades profissionais, com abordagem na História Oral. As entrevistas foram realizadas com os membros fundadores e com os membros submetidos ao Rito de Posse tornando-se Acadêmicos. O corpo documental foi submetido à Análise de Conteúdo, de Bardin, e discutido à luz da teoria da construção das identidades, de Claude Dubar. Resultados: foram identificadas duas categorias, a primeira revela a importância dos ritos dentro do processo de construção das identidades profissionais e da imagem social, e outra que revela a dualidade entre identidade profissional e imagem social. Considerações finais: os ritos são capazes de conferir pertencimento e reconhecimento àqueles atores sociais envolvidos nele, além de contribuir para o processo de construção identitária.



Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Percepções acerca dos ritos institucionais from Revista da Universidade Federal de Minas Gerais .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.