Percepções acerca dos ritos institucionais. Estudo qualitativo sobre ritos institucionais na Academia Brasileira de História da Enfermagem. Revela como moldam identidade profissional, pertencimento e reconhecimento.
Objetivos: compreender os significados atribuídos pelos membros da Academia Brasileira de História da Enfermagem aos Ritos Institucionais e como os ritos atuam na construção das identidades profissionais da enfermagem. Método: pesquisa qualitativa e exploratória sobre as identidades profissionais, com abordagem na História Oral. As entrevistas foram realizadas com os membros fundadores e com os membros submetidos ao Rito de Posse tornando-se Acadêmicos. O corpo documental foi submetido à Análise de Conteúdo, de Bardin, e discutido à luz da teoria da construção das identidades, de Claude Dubar. Resultados: foram identificadas duas categorias, a primeira revela a importância dos ritos dentro do processo de construção das identidades profissionais e da imagem social, e outra que revela a dualidade entre identidade profissional e imagem social. Considerações finais: os ritos são capazes de conferir pertencimento e reconhecimento àqueles atores sociais envolvidos nele, além de contribuir para o processo de construção identitária.
You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Percepções acerca dos ritos institucionais from Revista da Universidade Federal de Minas Gerais .
Login to View Full Text And DownloadYou need to be logged in to post a comment.
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria