Corpos que Pintam, Espaços que Sentem
Home Research Details
Marcio Santos Lima, Makson Silva Alves

Corpos que Pintam, Espaços que Sentem

0.0 (0 ratings)

Introduction

Corpos que pintam, espaços que sentem. Explore como a pintura coletiva de um mural transformou a percepção de espaço de estudantes de Arquitetura. Análise fenomenológica das experiências sensoriais e afetivas na formação.

0
40 views

Abstract

Este artigo investiga as experiências sensoriais e afetivas vivenciadas por estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Sergipe — campus Lagarto — durante a pintura coletiva de um mural em espaço acadêmico. A partir do referencial teórico de Juhani Pallasmaa, Maurice Merleau-Ponty, Baruch Espinoza e outros autores da fenomenologia e da filosofia da corporeidade, adota-se uma abordagem metodológica qualitativa, e a análise de conteúdo, conforme Laurence Bardin, para observação crítica dos dados coletados. Foram analisados relatos escritos espontaneamente pelos estudantes, que descreveram suas impressões, sensações e reflexões após a atividade prática. O objetivo foi identificar núcleos de sentido relacionados às emoções, sensações corporais e à apropriação simbólica do espaço vivido. Os resultados revelam que a experiência estética promoveu intensas vivências multissensoriais, ressignificação do espaço institucional e fortalecimento de vínculos afetivos e sociais entre os participantes. A escolha das cores, o uso do corpo em movimento e o envolvimento coletivo com a prática pictórica geraram um ambiente de aprendizagem que uniu expressão artística, reflexão teórica, afetividade e desenvolvimento pessoal. Dessa forma, defende-se que a arquitetura deve ser compreendida como campo sensível de experiências vividas e compartilhadas, e que práticas pedagógicas que envolvam a arte e a corporeidade podem contribuir decisivamente para a formação ética, perceptiva, crítica e sensível dos futuros arquitetos.



Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Corpos que Pintam, Espaços que Sentem from Revista Lusófona de Estudos Culturais .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.