Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da universidade federal de santa catarina. Analisa o ingresso de estudantes com deficiência na graduação da UFSC (2014-2024), relacionando-o a políticas de reserva de vagas. Aponta aumento e necessidade de acessibilidade para permanência.
Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência que ingressaram nos cursos de graduação de uma Universidade Federal de Santa Catarina no período de 2014 a 2024, relacionando-as com as políticas de reserva de vagas, com o intuito de compreender como tais políticas influenciaram o perfil dos ingressantes na instituição. Os dados foram obtidos a partir de uma planilha de dados abertos disponível no site da universidade para o período mencionado e organizados em planilhas eletrônicas. Em seguida, foi realizada uma análise exploratória dos dados, com a aplicação de testes estatísticos descritivos de frequência, média, mediana e porcentagem. Os resultados indicam um aumento progressivo no número de estudantes com deficiência desde 2014, atribuído à disseminação das garantias de acesso por meio das vagas reservadas, permitindo o ingresso de estudantes com diversas condições de deficiência e ampliando a diversidade do corpo discente nos cursos de graduação. Além disso, evidenciou-se a necessidade e importância da implementação de políticas e ações de acessibilidade, destacando a importância de um olhar inclusivo voltado para a permanência e a formação de qualidade desses estudantes.
You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina from Título da revista .
Login to View Full Text And DownloadYou need to be logged in to post a comment.
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria
By Sciaria