A maioridade da Democracia
Home Research Details
Ana Paula Brito

A maioridade da Democracia

0.0 (0 ratings)

Introduction

A maioridade da democracia. Explore a saúde da democracia brasileira pós-8 de janeiro de 2023. Analisa a escalada autoritária, a cobertura midiática e a preservação da memória para a maturidade política do país.

0
4 views

Abstract

Este artigo propõe uma reflexão sobre a saúde da democracia brasileira, tratando-a não como uma estrutura inanimada, mas como um organismo vivo, uma "menina-mulher" de saúde oscilante que exige cuidado e proteção contínua. Através de uma rememoração da nossa vida política, investigo como o trauma de 8 de janeiro de 2023 não foi um acidente isolado, mas o desfecho de um processo crescente de autoritarismo e silenciamentos. É realizada uma análise da escalada da violência, desde os acampamentos nos quartéis até as tentativas de atos terroristas e como a imprensa brasileira inicialmente hesitou em nomear o crime contra o Estado, tratando-o sob o rótulo ambíguo de "vandalismo". Ao confrontar a cobertura dos jornais com mais distribuição em cada região do país, observo como as palavras foram reorganizadas conforme a gravidade do atentado se impunha, revelando as disputas de narrativa e o perigo de nos adaptarmos à temperatura do autoritarismo, tal como o sapo que se ajusta à água que ferve. O trabalho discute, enfim, como o 8 de janeiro forçou uma espécie de "maioridade" à nossa Democracia, problematizando o papel da preservação dessa memória para a sociedade brasileira na contemporaneidade.



Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - A maioridade da Democracia from Revista da Universidade Federal de Minas Gerais .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.