Lógica da favela e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto em experiências de urbanização de assentamentos precários
Home Research Details
André de Oliveira Torres Carrasco

Lógica da favela e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto em experiências de urbanização de assentamentos precários

0.0 (0 ratings)

Introduction

Lógica da favela e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto em experiências de urbanização de assentamentos precários. Analisa criticamente conflitos entre projetos urbanos e a lógica das favelas. Reflete sobre os limites da intervenção em assentamentos precários, propondo alternativas para urbanização.

0
2 views

Abstract

O presente trabalho explora criticamente os conflitos e os tensionamentos observados entre os fundamentos e os pressupostos do projeto urbano em experiências de urbanização de favelas e a lógica de produção e de apropriação do espaço destes territórios. O objetivo é desenvolver uma reflexão crítica sobre alguns aspectos da cultura projetual vigente a partir da problematização de suas categorias, explorando, desse modo, seus limites enquanto instrumento de intervenção em contextos não hegemônicos. A pesquisa se fundamenta, sobretudo, em revisão bibliográfica e traz como resultados iniciais uma revisão crítica das categorias que usualmente orientam o desenvolvimento do processo de projeto, apresentando alternativas conceituais e metodológicas para sua superação. Logo, o trabalho estabelece alguns pontos a partir dos quais a reflexão pode avançar de forma mais ampla e aprofundada, buscando possibilitar um reposicionamento do projeto e das próprias intervenções de urbanização diante das particularidades dos territórios favelados.



Full Text

You need to be logged in to view the full text and Download file of this article - Lógica da favela e lógica de intervenção: uma reflexão sobre os limites do projeto em experiências de urbanização de assentamentos precários from Oculum Ensaios .

Login to View Full Text And Download

Comments


You need to be logged in to post a comment.